A relação entre proficiência e dispersão de idade na sala de aula: a influência do nível de qualificação do professor

TD n. 616 2013

Danielle Carusi Machado, Sergio Firpo, Gustavo Gonzaga.

Neste artigo documentamos haver entre alunos do ensino básico no Brasil uma relação negativa e significativa entre dispersão etária dentro das turmas e a proficiência individual. A relação entre a defasagem idade-série da criança e a sua proficiência escolar é usualmente explicada por diversos fatores que influenciam o processo de formação educacional, já que tanto a defasagem idade-série de um aluno quanto a sua proficiência refletem dificuldades implícitas da vida da criança. Contudo, mostramos que essa relação negativa entre dispersão etária das turmas/classes escolares e proficiência individual pode ser mitigada pela presença de professores com altos níveis de certos atributos, tais como experiência de magistério e escolaridade. Tal relação corrobora a hipótese de que quanto maior a dispersão de idade dentro da turma, as dificuldades de se implantar projetos comuns de aprendizado são mais expressivas, tendo em vista que há uma maior diversidade de interesses. Nestas condições, o papel do professor parece ser fundamental para minimizar o efeito negativo das diversidades sobre desempenho individual. 

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