O Efeito Tamanho nos Retornos das Firmas no Mercado Brasileiro e Como o Controle para Outros Fatores Podem Influenciar nos Resultados

Esta dissertação busca replicar, para o mercado brasileiro, a abordagem e as metodologias utilizadas por Asness, Frazzini e Perdersen (2015) na tentativa de verificar a existência de prêmio positivo entre os retornos de firmas pequenas e firmas grandes no mercado norte-americano e, adicionalmente, mensurar como o fator Qualidade entre outros, poderiam influenciar no resultado desse prêmio, otimizando-o ou não de acordo com o controle para tais variáveis. O trabalho se pauta no modelo clássico de precificação de Fama & French, tanto para definir o fator que representará o prêmio por tamanho como para a criação de diversos portfolios que resultam nos outros fatores a serem considerados nas regressões de cada estudo.

Vinicius Bandeira de Mello.

08/08/2017

Orientador: Ruy Monteiro Ribeiro.

Banca: Pablo Hector Seuanez Salgado. Axel André Simonsen.

O Efeito Tamanho nos Retornos das Firmas no Mercado Brasileiro e Como o Controle para Outros Fatores Podem Influenciar nos Resultados

Nível: Mestrado Profissional