Optimal Bus Subsidies: Evidence from Rio de Janeiro
Orientador(a): Leonardo Rezende
Banca: Lucas Lima, Maína Celidônio de Campos.Em 2022, a prefeitura do Rio de Janeiro passou a subsidiar as empresas que operam as linhas de ônibus na cidade. Esses subsídios são condicionais ao cumprimento de metas diárias, e são pagos em uma taxa fixa por quilômetro, independentemente do número de passageiros. Eu uso dados de dispositivos de GPS instalados nos ônibus e estimo que a introdução do subsídio reduziu, consideravelmente, o tempo de espera de passageiros por ônibus. Para simular contrafactuais com políticas alternativas, eu construo um modelo estrutural de como as operadoras de ônibus reagem às regras de subsídio estabelecidas pela prefeitura. Eu comparo as implicações de bem-estar de diferentes estruturas de regulação e preço. Os resultados sugerem que condicionar o pagamento de subsídios ao cumprimento de uma quilometragem diária produz incentivos mais fortes para que as empresas elevem a circulação de ônibus do que com subsídios tradicionais.
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