Political Connections and Public Procurement: Evidence from Brazil
Orientador(a): Renata Narita
Banca: Raphael Bottura Corbi , Valdemar Pinho Neto.Este estudo investiga o impacto das conexões políticas estabelecidas por meio de janelas eleitorais via doações de campanha corporativas na dinâmica das compras públicas. O momento e a proximidade dessas doações abrem caminho para relações mais estreitas entre políticos e empresas, potencialmente favorecendo condições para o favoritismo. Utilizando microdados detalhados sobre compras públicas dos estados do Ceará, Paraná e São Paulo, esta pesquisa adota um modelo de Regressão com Discontinuidade (RD Design) para alcançar a identificação causal. A abordagem simula uma alocação quase aleatória no processo de decisão de doação, aproveitando eleições competitivas. Não encontrei evidências significativas de favoritismo em favor de empresas conectadas nas descontinuidades de eleições competitivas.
Veja também
Monetary Policy and Housing in HANK
09/05/2025
Yvan Becard
A stochastic simulation/calibration of the cash flows between FAT and BNDES Better understanding the cash flow projections for the fund
05/05/2025
Tiago Cytryn Collett Solberg
Domestic and External Shocks in the Brazilian Business Cycle
28/04/2025
Bernardo Fernandes Faria