Determinantes do acesso ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES): uma análise regional
Orientador(a): Napoleão Luiz Costa da Silva
O objetivo do estudo é analisar o efeito de variáveis socioeconômicas na participação dos estudantes no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) no período pré-pandemia e durante a pandemia da Covid-19, com cortes transversais entre 2019 e 2021. Por meio de uma abordagem quantitativa, utilizando o Modelo de Probabilidade Linear (MPL), foram investigados os efeitos de determinantes como sexo biológico, nota do ENEM, renda per capita, tipo de escola de origem, etnia e composição familiar na probabilidade de participação do estudante no FIES, separando a análise pelas regiões brasileiras. Os resultados mostraram que no período pré-pandemia aumentou o número de participantes no FIES, onde mulheres e estudantes com melhores notas no ENEM tiveram maior probabilidade de acessar o FIES, enquanto estudantes mais velhos e de grupos étnicos minoritários tiveram menor probabilidade de participação no FIES.