Causes and consequences of infrastructure concession failure: evidence from Brazilian roads
Advisor: Leonardo Rezende
Examiners: Lucas Lima, Armando Castelar.Contratos de concessão são amplamente utilizados nos países em desenvolvimento para financiar projetos de infraestrutura, como rodovias, ferrovias e sistemas de energia e saneamento básico. Entretanto, muitos contratos de concessão são rescindidos antes de sua conclusão, causando deterioração da infraestrutura física em função de investimentos não realizados. Este estudo é constituiído de análises complementares com o objetivo de explorar as causas e as consequências dos fracassos dos contratos de concessão no contexto institucional das concessões de transporte rodoviário brasileiras. Primeiramente, desenvolvemos um modelo estrutural dinâmico de escolha discreta no qual as empresas concessionárias decidem seus níveis de investimento e se rescindem seus contratos antecipadamente. Em segundo lugar, examinamos a relação entre o status de conservação das estradas e os custos de transporte, uma vez que as rodovias sob contratos de concessão apresentam qualidade significativamente melhor do que as administradas pelo poder público. Os resultados indicam que viajar em estradas de excelente qualidade custa aproximadamente a metade do que viajar em estradas mal conservadas. Essa estrutura permite investigar as implicações das rescisões antecipadas no bem-estar.
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