UNDERGRADUATE THESIS

Impactos e consequências das crises econômicas no final do século XX na população brasileira do Século XXI

2024

Mariana Macena Pereira das Neves

Download the text

Advisor: Roberto Geraldo Simonard Santos Filho

A proposta desta monografia é analisar os efeitos da desordem econômica desse período, como foco no Plano Collor, como plano de fundo. O confisco das poupanças, sem precedentes em sua magnitude, gerou pânico na população, resultando em uma corrida bancária e falências generalizadas, com muitos ainda buscando reaver seu dinheiro confiscado atualmente.

Além disso, o Plano Collor teve impactos em outras esferas da sociedade, como a intenção de demitir muitos funcionários públicos. Esta monografia buscará demonstrar como o Plano Collor continua a afetar a sociedade brasileira, com consequências como a desconfiança persistente no sistema bancário, aumento da cautela nos investimentos e economias, bem como um descontentamento generalizado que contribuiu para o impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo em 1992,  influenciando a percepção pública sobre a classe política brasileira.

Ademais, a análise se estenderá ao contrastar o impacto do negativo do Plano Collor com os resultados positivos do Plano Real, implementado posteriormente em 1994. O Plano Real será enfatizado como um marco na estabilização econômica do país, reduzindo a inflação de forma significativa e restaurando a confiança dos investimentos e da população. Este contraponto entre o Plano Collor e o Plano Real permitirá uma reflexão mais aprofundada sobre as políticas econômicas adotadas e suas implicações na economia e na sociedade brasileira.

Share

See also