Guias e tutoriais

O Data Zoom disponibiliza pacotes em Stata que auxiliam a manipulação dos microdados das pesquisas domiciliares do IBGE. Os pacotes contêm dicionários para leitura dos dados originais e geração das bases de dados em formato Stata (.dta). Além de auxiliarem na extração dos dados, os programas realizam operações como compatibilizar dados ao longo dos anos, deflacionar valores monetários e gerar bases de dados em painel.

Para utilizá-lo, basta ter acesso aos dados originais e ao Stata 12 ou versões mais recentes. Os programas foram desenvolvidos para a versão Stata 12 para Windows. Usuários de Stata para Mac podem notar algumas diferenças no aspecto visual da interface gráfica, mas que não prejudicam o seu funcionamento.

Na guia Instalação e utilização, são fornecidas informações sobre como usar o Data Zoom. Em Instalação e utilização portátil, são fornecidas informações sobre como instalar e utilizar o Data Zoom em computadores que não permitem download a usuários. Para maiores instruções sobre os programas, ver Vídeos tutoriais.