A ECINF, Economia Informal Urbana, é uma pesquisa amostral realizada pelo IBGE em 1997 e 2003 em todo o país, com o objetivo de investigar o setor informal, considerando trabalhadores por conta própria e empregadores com até cinco empregados. O principal interesse da pesquisa são as características da unidade produtiva, tais como o local de funcionamento (loja, em veículo automotor, etc.), o tipo de clientela, se fez investimento no último ano, o tempo de duração do negócio, etc. A amostra da ECINF de 2003 cobria 54.595 domicílios com 195.504 indivíduos.
As informações coletadas pelas ECINFs podem ser acessadas pelo público por meio dos microdados. Devido à grande variedade de vários temas investigados, há diversos arquivos de microdados para cada ano da pesquisa. Para utilizar o pacote, o usuário deve possuir os microdados referentes aos anos de interesse, os quais não são fornecidos pelo Data Zoom. Não há arquivos das ECINFs disponíveis gratuitamente para download. Para obter informações a respeito de como adquirir os microdados e os demais arquivos, clique aqui
O Data Zoom oferece pacotes para leitura dos microdados por meio do programa STATA, gerando bases de dados no formato do programa (formato “dta”) sem qualquer manipulação dos dados.
Para instalar o Data Zoom de acesso às ECINFs, digite "net from http://www.econ.puc-rio.br/datazoom/portugues" na janela de comando do STATA e clique em "datazoom_ecinf". Devido ao grande número de opções à disposição do usuário e à necessidade de inserir informações para o adequado funcionamento dos programas, recomenda-se fortemente a utilização do pacote via caixa de diálogo. Para acessá-la, digite "db datazoom_ecinf " na janela de comando. O Data Zoom fornece também um arquivo help para auxiliar o usuário, que pode acessá-lo via caixa de diálogo ou digitando “help datazoom_ecinf " na janela de comando.