Puc-Rio | Portal de Microdados Brasileiro

Pesquisas Domiciliares

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios

1. A PNAD

A PNAD, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, é uma pesquisa realizada anualmente pelo IBGE desde 1981. Essa pesquisa investiga diversas características da população brasileira, tais como educação, trabalho, rendimento, composição domiciliar e fecundidade. Em quase todos os anos, ocorre também a investigação de um tema suplementar - educação, saúde, qualificação profissional e segurança alimentar, entre outros. A amostra da PNAD 2012 cobria 147.203 domicílios com 362.451 indivíduos.

As informações coletadas pela PNAD podem ser acessadas pelo público por meio dos microdados. Até 1990, havia um único arquivo por ano, contendo os microdados referentes a domicílios e pessoas. A partir de 1992, as informações de domicílios e pessoas foram separadas em dois arquivos distintos.

O Data Zoom permite a leitura dos microdados por meio do programa STATA para todas as PNADs a partir de 1981, gerando bases de dados no formato do programa (formato “dta”). Todas as variáveis originais possuem os nomes sugeridos pelo IBGE em seu dicionário. Para utilizar o pacote, o usuário deve obter os microdados referentes aos anos de interesse, os quais não são fornecidos pelo Data Zoom. O IBGE disponibiliza gratuitamente para download os microdados e toda a documentação para todas as PNADs desde 2001 neste link. Para obter informações a respeito de como adquirir os microdados para outros anos, clique aqui.

Diversas alterações metodológicas foram realizadas pelo IBGE ao longo dos anos. Desta forma, a mesma informação pode não estar disponível em todos os anos e/ou pode não ter sido recolhida da mesma forma. Especificamente, houve uma grande reformulação da PNAD em 1992, na qual se destacam a alteração do conceito de trabalho e a adoção de um novo formato do questionário, inclusive com alterações de nomes de variáveis.

O Data Zoom disponibiliza duas opções para compatibilizar as variáveis ao longo do tempo. A primeira opção busca adaptar as décadas de 1990 e 2000 aos anos 1980. Entre outras implicações, diversas variáveis existentes a partir de 1992 são excluídas no processo (todas as variáveis relacionadas a trabalho infantil, por exemplo), pois não existiam antes desse ano. Neste caso, as variáveis da base de dados compatibilizada para os anos 1980 não possuem os nomes sugeridos pelo dicionário original, sendo um novo dicionário disponibilizado para download.

A segunda opção de compatibilização procura padronizar as variáveis somente entre 1992 e 2012. Como houve poucas alterações no período, foram mantidas com o nome original todas as variáveis que não sofreram grandes modificações. Outro dicionário, indicando as variáveis existentes nesta base compatibilizada para os anos 1990, é disponibilizado para download. O documento "Compatibilização das PNADs" explica todos os procedimentos adotados nas duas opções de compatibilização do programa.

Para instalar o Data Zoom de acesso às PNADs, digite "net from http://www.econ.puc-rio.br/datazoom/portugues" na janela de comando do STATA e clique em "datazoom_pnad". Devido ao grande número de opções à disposição do usuário e à necessidade de inserir informações para o adequado funcionamento dos programas, recomenda-se fortemente a utilização do pacote via caixa de diálogo. Para acessá-la, digite "db datazoom_pnad" na janela de comando. O Data Zoom fornece também um arquivo help para auxiliar o usuário, que pode acessá-lo via caixa de diálogo ou digitando “help datazoom_pnad” na janela de comando.