Ensaios em Microeconomia Aplicada

Maurício Machado Fernandes.

03/09/2013

Orientador: Rodrigo Reis Soares.

Co-orientador: Claudio Ferraz.

Banca: Claudio Ferraz. Elaine Toldo Pazello. Gustavo Gonzaga. Juliano Assunção. Miguel Nathan Foguel. Rodrigo Reis Soares.

http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=0812111_2013_Indice.html

Nível: Doutorado

Essa tese é composta por três artigos empíricos independentes. No primeiro capítulo é avaliado em que medida diferenças no histórico profissional entre os gêneros influenciam o diferencial de salários observado no mercado de trabalho formal brasileiro.Para isto, utiliza-seuma amostra aleatória e representativa de 1% dos trabalhadores presentes na RAIS / MTE entre os anos de 1994 e 2009. A partir dessas informações é reconstruída a trajetória profissional dos indivíduos pertencentes à amostra. As estratégias empíricas exploram a característica longitudinal dessa base de dados para gerar informações complementares acerca do diferencial de salários entre os gêneros. Os resultados revelam que as medidas de histórico profissional têm impactos economicamente relevantes sobre os rendimentos individuais. Períodos de ausência no mercado de trabalho reduzem em média os rendimentos e um maior engajamento dos trabalhadores implica salários maiores.Entretanto, a inserção dessas medidas mais fidedignas de histórico profissional dos trabalhadores acarreta uma diminuição de no máximo 10% na magnitude do coeficiente associado ao diferencial de salários entre os gêneros, ou seja, um impacto bastante reduzido.O segundo capítulo investiga a importância relativa de duas dimensões da qualidade dos professores para a aprendizagem em matemática e língua portuguesa dos alunos da oitava série do ensino fundamental na rede de ensino paulista. Com este propósito, adota-se uma abordagem de função de produção educacional e a principal especificação utiliza um modelo de valor adicionado com controle para o desempenho passado dos estudantes. Os resultados mostram que tanto o conhecimento quanto as atividades pedagógicas dos professores em sala de aula têm um impacto positivo e estatisticamente significante sobre a aquisição de habilidades cognitivas. Entretanto, o efeito do conhecimento dos docentes apresenta uma magnitude pequena em termos econômicos. Já os impactos associados à adoção frequente de práticas pedagógicas eficazes tem magnitude bastante relevante. Por exemplo, a intervenção de substituir um professor de matemática que não passa lição de casa sempre por outro que o faz aumenta a proficiência dos alunos em aproximadamente 12% de um desvio padrão da distribuição de notas.O terceiro capítulo analisa a relação entre identidade partidária e as escolhas políticas para o contexto das municipalidades brasileiras no ciclo político entre 2004 e 2008. Para isto, utiliza-se o arcabouço de regressão com descontinuidade para estimar o efeito causal local de um município ser governado por um partido de esquerda ao invés de um de direita sobre as políticas públicas. Os resultados apontam que governos de esquerda gastam proporcionalmente menos com urbanismo e saúde e mais com educação e administração. No entanto, esses maiores gastos administrativos não estão associados a um inchaço da máquina pública com servidores.

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